O Workshop



O Workshop Treino Lessac para voz e corpo, na cidade de Dourados, MS é parte da pesquisa e desenvolvimento do Instituto Lessac de Treinamento e Pesquisa. É a primeira vez que os membros do Instituto Lessac vêm ao Brasil para realizar um workshop, que se desdobra em dois módulos e será ministrado por Deborah Kinghorn, Master Teacher do Treino Lessac (Estados Unidos) e Elga Sepúlveda (Porto Rico). O evento é uma iniciativa do Núcleo Teatral Isadora e da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras - FACALE da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Instituto Lessac de Treinamento e Pesquisa (http://www.lessacinstitute.com), com sede nos Estados Unidos, é responsável pela divulgação de princípios desenvolvidos por Arthur Lessac (1909-2011) no decorrer de sua vida profissional como artista, pedagogo e investigador acadêmico das disciplinas ligadas à fala, à voz e ao corpo humano.

O Workshop Treino Lessac para voz e corpo visa introduzir e desenvolver os princípios fundamentais deste treinamento, tendo como base a utilização das energias corporais e vocais para a qualidade da performance.

Os módulos Treino corporal e Treino vocal desenvolvem de forma holística a inteligência emocional, vocal e física e a expressividade de seus participantes.

Os dois módulos juntos oportunizam aos participantes uma imersão durante quatro dias, oito horas por dia, descobrindo e descartando hábitos não-produtivos e limitantes e adotando uma nova consciência habitual de receber e responder a sinais e à inteligência de seus próprios corpos. Este despertar resulta em maior confiança, espontaneidade e prazer nos atos de falar e mover-se e numa profunda conexão consigo mesmo.

O público alvo são os profissionais e estudantes das artes cênicas e todos aqueles cuja performance vocal e corporal tem grande importância na qualidade de seu desempenho profissional, como os demais artistas, os profissionais da saúde, advogados, professores, etc.

Módulo 1 - Treino Lessac para corpo
Quando você anda, você sente como se estivesse dançando?

A partir dos “analgésicos” naturais do corpo, nós aprendemos como ele funciona quando está livre de condições adversas. Quando focamos no que o corpo faz bem instintivamente, nós criamos um ambiente de relaxamento e harmonia e podemos explorar alinhamento, energia, força e expressividade. Nós somos, na verdade, guiados pelo corpo para funcionarmos melhor, ao invés de impormos exercícios a ele. Nestes dois dias de workshop você descobrirá a graça natural e o armazenamento de energia que você nem imagina possuir.


Modulo 2 - Treino Lessac para voz
Quando você fala, você sente como se estivesse cantando?


Nós estamos acostumados a ouvir nossa voz, mas ela pode ser fisicamente sentida também. Ensinando você a sentir a sua voz, mais do que a ouvi-la, nós oferecemos maneiras simples e seguras para melhorar seu timbre, ressonância e articulação. Nesses dois dias de workshop, você descobrirá a musicalidade inerente à sua voz falada, aumentará sua expressividade natural e contará com uma comunicação melhor como resultado.



>> MINISTRANTES

Deborah Kinghorn é Master Teacher do Treino Lessac para Voz e Corpo. Ministra aulas de atuação, voz e movimento e já atuou como preparadora vocal em mais de 100 espetáculos em diversos teatros e universidades, incluindo The Alley Theatre em Houston, The Dallas Theatre Center, The Houston Shakespeare Festival, e na Fordham University em New York. Também ministrou cursos na Croácia, África do Sul, Porto Rico e Inglaterra. Atualmente Deborah é Diretora de Atuação no Departamento de Teatro e Dança da Universidade de New Hampshire, onde recebeu, em 2011, o Prêmio de Excelência em Ensino. Em 1995 já havia recebido o Prêmio de Excelência em Ensino pela Universidade de Houston. É co-autora do livro Essential Lessac: Honoring the Familiar Body, Spirit, Mind. Por sua participação, desde longa data, como membro do Instituto Lessac de Treinamento e Pesquisa, foi agraciada com o Prêmio Liderança deste Instituto, em 2009.

Elga D. Sepúlveda Suárez é Professora Practitioner do Treino Lessac. Concluiu o Bacharelado em Artes com ênfase em Literatura Hispânica e Teatro em 2011. Fez parte do Teatro Rodante da Universidade de Porto Rico, no qual participou como atriz em diversas produções. Fundou a Companhia de Teatro Cuerpos a la Escena com que apresentou-se em toda a ilha de Porto Rico e também na Argentina, Chile e Estados Unidos. No ano de 2012 conheceu a Master Teacher Deborah Kinghorn e iniciou estudos do Método Lessac. Assim, viajou por três anos consecutivos a Greencastle, Indiana (EUA), participando dos cursos oferecidos pelo Instituto Lessac. Elga está preparando a publicação de sua adaptação do método Lessac para a língua espanhola e atualmente, trabalha como professora de espanhol e de teatro em escolas secundárias.

>> ARTHUR LESSAC

Publicado no NYTimes.com em 12 de Abril de 2011, com tradução de Cláudia Flores Pereira:


Arthur Lessac, um dos mais conceituados e originais professores do mundo da voz, da fala, do canto e do movimento, morreu em sete de abril de 2011, aos 101 anos. Até uma semana antes da sua morte, Lessac continuava em plena atividade. No final de março, estava criando um novo departamento de teatro na Universidade de Rijeka, na Croácia, onde lecionava.  Ainda jovem, como membro de um quarteto de Natal composto por Josh White, Paul Robeson and Burl Ive, iniciou suas explorações do canto, como tenor, em igrejas, sinagogas e mesquitas. Seu ecletismo começava ali.
Em 1962, Lessac foi convidado por Elia Kazan e Robert Whitehead a ensaiar, junto com Robert Lewis e Anna Sokolow, a original companhia de teatro Lincoln Center Repertory. Nos trinta anos seguintes, seu trabalho voltou-se para a área da saúde e da longevidade, incorporando o que ele chamava de abordagem holística kinesensic à saúde física e emocional. Conhecido por não se enquadrar em categorias tradicionais, ao longo de sua vida, Lessac acreditou que somos todos cantores e dançarinos e dedicou-se a proteger as habilidades e energias inatas que impedem nossas percepções de transformar-se em hábitos e nossos corpos de envelhecer.
Seus livrosThe Use and Training of the Human Voice (O Uso e o Treinamento da Voz Humana) e The Use and Training of the Human Body (O Uso e o Treinamento do Corpo Humano) tornaram-se leitura obrigatória para muitos estudantes e continuam sendo uma contribuição duradoura no campo da atuação teatral e performance e da fonoaudiologia clínica. Antes de sua morte, Lessac concluíra seu terceiro livro.
Fundado em 1998, o Instituto Lessac certifica, até hoje, instrutores do método em toda a América, Europa e África. O trabalho de seu fundador influenciou três gerações de atores. Lessac foi palestrante em todo o mundo, recebendo várias homenagens de universidades e associações de teatro.  Era membro ativo das associações Voice and Speech Trainers Association (Associação de Treinadores de Voz e Fala), da Association for Theatre in Higher Education (Associação para teatro no ensino superior), da American Speech and Hearing Association (Associação Americana de Fala e Audição), da AmericanAlliance for Health (Aliança Americana pela Saúde), da Physical Education, Recreation and Dances (Educação Física, Recreação e Danças) e da Association of Theatre Movement Educators (Associação de Educadores do Movimento de Teatro).
Lessac frequentou a Escola de Música Eastman, recebeu seus diplomas de bacharel (em Ciências) e de mestre da Universidade de Nova York, trabalhou com pacientes no hospital Belleuve e deu aulas no Estúdio Stella Adler e no Seminário Teológico Judaico em Nova York. Professor da S.U.N.Y. de 1970-1981 (agora prof. Emérito), também foi professor visitante na Universidade de Porto Rico, na Universidade do Estado da Califórnia e na Universidade da Virgínia.
Como ator, Lessac iniciou como soprano, quando ainda era um menino, em 1919, foi cantor no final dos anos 20 e fez parte da produção da Broadway “Pins and Needles” em 1937. Coroou sua carreira paralela de ator participando de episódios de Cheers, Sara e atuando em um papel menor em Micky & Maud.
Há duas semanas, ele ainda pensava como um jovem – ensinando e dançando nas ruas de Rijeka, na Croácia, com estudantes de sua nova escola de voz e fala.
Lessac deixa um filho, uma filha, dois netos, primos e milhares de amigos, alunos e família estendida em todo o mundo.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.